Seja bem vindo ao nosso blog!

Nossa História


Este projeto surgiu através de um grupo de profissionais ligados ao Instituto Municipal Philippe Pinel, que percebeu a necessidade de criar novos espaços de inclusão social.
O projeto visava a implantação de escolas de informática e cidadania em instituições psiquiátricas da cidade do Rio de Janeiro, visando capacitação e geração de renda de pessoas acometidas de transtorno mental. O projeto se insere dentro de um conjunto de ações  que marcou a reformulação do sistema de atendimento em saúde mental no Brasil, por meio da Lei 10.216.
Em outubro de 2000 foi assinado o convênio do CDI (Comitê Para Democratização da Informática) com a prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde. Tendo com projeto piloto o Instituto Municipal Philippe Pinel. A avaliação demonstrou:

Ø  A possibilidade de capacitar usuários de serviços de saúde mental para o mercado de trabalho;
Ø  Que o ensino voltado para esse público deve se adaptar ao ritmo dos alunos, qual é notoriamente influenciado pela própria doença e pela medicação;
Ø  A viabilidade da democratização do acesso a informática;
Ø  A importância de instrumento de relação dos usuários com a comunidade.

No ano de 2002 passaram a ser cinco Escolas de Informática e Cidadania: ao Instituto Municipal Philippe Pinel (Botafogo) somaram-se a Colônia Juliana Moreira (Jacarepaguá), o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Rubens Correia (Irajá), o Instituto Municipal Nise da Silveira (Engenho de Dentro) e o CAPS Simão Bacamarte (Santa Cruz).
Em 2004 o convênio foi renovado e o número de escolas foi ampliado para sete, com a implantação nos CAPS Profeta Gentileza (Inhoaíba), no CAPS Lima Barreto (Padre Miguel) e CAPS Ernesto Nazareth (Ilha do Governador). Na mesma época foi descredenciada a EIC da Colônia Juliano Moreira, cujos clientes não possuíam o mesmo perfil dos clientes das outras EICs.
No ano de 2011 após mais uma renovação do convênio o CAPS Ernesto Nazareth não renovou por falta de quórum  e os CAPS Simão Bacamarte e Profeta Gentileza não conseguiram espaços adequados para o funcionamento das salas de informática. No ano de 2012 o Instituto Philippe Pinel também não deu prosseguimento devido a falta de quórum e foi substituído pelo CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil) Maurício de Souza (Botafogo) o CAPS Profeta Gentileza foi substituído pelo CAPS Pedro Pelegrino (Campo Grande), portanto atualmente temos 5 Escolas de In Informática e Cidadania em Funcionamento, mas temos a previsão de 7 escolas.
A metodologia do CDI é adaptada para os institutos e Centro de Atenção Psicossocial  e temos alcançado muitos resultados positivos como: resgate da auto-estima e convivência social dos usuários da rede de Saúde Mental, convívio com novas tecnologias, aumento da escolaridade e da autonomia dos educadores, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário