Este projeto surgiu através de um
grupo de profissionais ligados ao Instituto Municipal Philippe Pinel, que
percebeu a necessidade de criar novos espaços de inclusão social.
O projeto visava a implantação de
escolas de informática e cidadania em instituições psiquiátricas da cidade do
Rio de Janeiro, visando capacitação e geração de renda de pessoas acometidas de
transtorno mental. O projeto se insere dentro de um conjunto de ações que marcou a reformulação do sistema de
atendimento em saúde mental no Brasil, por meio da Lei 10.216.
Em outubro de 2000 foi assinado o
convênio do CDI (Comitê Para Democratização da Informática) com a prefeitura do
Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde. Tendo com projeto
piloto o Instituto Municipal Philippe Pinel. A avaliação demonstrou:
Ø A
possibilidade de capacitar usuários de serviços de saúde mental para o mercado
de trabalho;
Ø
Que o ensino voltado para esse público
deve se adaptar ao ritmo dos alunos, qual é notoriamente influenciado pela
própria doença e pela medicação;
Ø
A viabilidade da democratização do
acesso a informática;
Ø
A importância de instrumento de
relação dos usuários com a comunidade.
No ano de 2002 passaram a ser cinco
Escolas de Informática e Cidadania: ao Instituto Municipal Philippe Pinel
(Botafogo) somaram-se a Colônia Juliana Moreira (Jacarepaguá), o CAPS – Centro
de Atenção Psicossocial Rubens Correia (Irajá), o Instituto Municipal Nise da
Silveira (Engenho de Dentro) e o CAPS Simão Bacamarte (Santa Cruz).
Em 2004 o convênio foi renovado e o
número de escolas foi ampliado para sete, com a implantação nos CAPS Profeta
Gentileza (Inhoaíba), no CAPS Lima Barreto (Padre Miguel) e CAPS Ernesto
Nazareth (Ilha do Governador). Na mesma época foi descredenciada a EIC da
Colônia Juliano Moreira, cujos clientes não possuíam o mesmo perfil dos
clientes das outras EICs.
No ano de 2011 após mais uma renovação
do convênio o CAPS Ernesto Nazareth não renovou por falta de quórum e os CAPS Simão Bacamarte e Profeta Gentileza
não conseguiram espaços adequados para o funcionamento das salas de
informática. No ano de 2012 o Instituto Philippe Pinel também não deu
prosseguimento devido a falta de quórum e foi substituído pelo CAPSI (Centro de
Atenção Psicossocial Infanto Juvenil) Maurício de Souza (Botafogo) o CAPS Profeta
Gentileza foi substituído pelo CAPS Pedro Pelegrino (Campo Grande), portanto atualmente temos
5 Escolas de In Informática e Cidadania em Funcionamento, mas temos a previsão
de 7 escolas.
A metodologia do CDI é adaptada para
os institutos e Centro de Atenção Psicossocial
e temos alcançado muitos resultados positivos como: resgate da auto-estima
e convivência social dos usuários da rede de Saúde Mental, convívio com novas
tecnologias, aumento da escolaridade e da autonomia dos educadores, entre
outros.
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